A “Alentejana” está de regresso ás estradas do Alentejo a partir de amanhã, quarta-feira, 20 de março, para aquela que será a 41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta, a prova rainha do ciclismo nesta região.
A competição, que ao longo de quatro décadas se consolidou como uma referência do ciclismo internacional, promete ao longo das cinco etapas da prova, proporcionar aos amantes do ciclismo momentos de pura adrenalina e competitividade.
A passagem pelo concelho do Alandroal inicia-se no Seixo, passando depois por Cabeça de Carneiro, de seguida passa pelo centro de Terena e por fim pelo Alandroal. No Alandroal, junto à rotunda do Centro de Saúde haverá uma meta volante, seguindo para a Praça da República.
O município de Alandroal voltou a associar-se à Volta ao Alentejo em Bicicleta reafirmando a sua importância para a região, sendo também uma forma de divulgar e promover o concelho.
Recorde-se que a 41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta é composta por cinco etapas, a saber:
Etapas da Competição:
- 20 de março – 1ª Etapa: Castro Verde a Beja (168 km) A jornada começa em Castro Verde, desenrolando-se por 168 km até chegar a Beja. Este percurso inaugural promete aquecer os ânimos e estabelecer as primeiras dinâmicas entre os competidores.
- 21 de março – 2ª Etapa: Vidigueira a Grândola (180,9 km) No segundo dia, os ciclistas partem de Vidigueira rumo a Grândola, enfrentando um percurso de 180,9 km que testará a sua resistência e estratégia em plena região alentejana.
- 22 de março – 3ª Etapa: Mourão a Reguengos de Monsaraz (168,4 km) A terceira etapa leva os participantes de Mourão a Reguengos de Monsaraz, num trajeto de 168,4 km que atravessa paisagens deslumbrantes e patrimónios únicos do Alentejo, como é o caso de Vila Viçosa e Alandroal.
- 23 de março – 4ª Etapa: Monforte a Castelo de Vide (147,7 km) A etapa rainha desta Volta, com partida em Monforte e chegada em Castelo de Vide, estende-se por 147,7 km. Marcada por seis contagens de montanha desafiantes, incluindo o Cabeço do Mouro, a Serra de São Mamede, Porto da Espada, Marvão e duas ascensões à Serra de São Paulo, esta etapa é decisiva na luta pelo pódio.
- 24 de março – 5ª Etapa: Nisa a Évora (187,9 km) A prova encerra com uma etapa de 187,9 km, de Nisa até à histórica Praça do Giraldo em Évora. Este último desafio não só testa o limite dos ciclistas como celebra a chegada dos heróis da “Alentejana” ao coração do Alentejo.