12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Waze vai alertar os condutores para evitar o atropelamento de linces no Alentejo

A Infraestruturas de Portugal (IP), em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a aplicação móvel WAZE, recebeu no dia 1 de março uma delegação de membros importantes do staff do WAZE no Centro de Controlo de Tráfego. A comitiva incluiu Fej Shmuelevitz, Vice-Presidente da Comunidade & Operações e um dos fundadores do WAZE, Hezi Cohen, Noam Reshef, Alban Maurel, bem como os editores portugueses que colaboram regularmente com a empresa.

A parceria entre a IP, o ICNF e o WAZE tem como foco o desenvolvimento de um projeto inovador para detetar a proximidade de linces-ibéricos em várias estradas nacionais, alertando os utilizadores da aplicação para a presença destes animais. Este projeto visa implementar um sistema avançado de monitorização espacial da população de linces-ibéricos em Portugal, fornecendo dados em tempo real.

O sistema está atualmente em fase de teste nas Estradas Nacionais EN122 e EN123, bem como no Itinerário Complementar IC27. Alertas são acionados assim que os linces entram nas áreas de território, com duzentos metros de largura, adjacentes às vias, em ambos os lados da faixa de rodagem.

O ICNF, responsável pelo seguimento e monitorização da população de lince-ibérico em Portugal, forneceu à IP o posicionamento geográfico de um grupo de linces, permitindo à comunidade WAZE Portugal desenvolver os alertas necessários para os utilizadores da plataforma. Estes receberão avisos quando se aproximarem do território de dispersão da espécie ou quando um animal cruzar a via, contribuindo para a redução do risco de atropelamento e, consequentemente, para a segurança de todos.

O sistema de comunicação utiliza tecnologia de longo alcance, interligada com sensores nas coleiras de seguimento dos linces, permitindo a sua localização precisa. Dada a importância do projeto para reduzir os atropelamentos, principal causa de morte não natural dos linces-ibéricos, espera-se que esta tecnologia desempenhe um papel crucial na segurança rodoviária, alinhando-se com os objetivos do projeto ibérico Life LYNXCONNECT, no qual a IP e o ICNF são parceiros.

Fruto da colaboração entre a Infraestruturas de Portugal e o WAZE, o Portal WAZE tem registado um desenvolvimento significativo em Portugal, adaptando-se cada vez mais às necessidades dos utilizadores, com o objetivo de agir rapidamente e preservar vidas.

Populares