A aplicação de mensagens WhatsApp vai deixar de suportar sistemas operativos específicos e, consequentemente, vai deixar de funcionar em certos telemóveis a partir de janeiro de 2021.
Assim, à medida que a aplicação for eliminada dos dispositivos mais antigos, esta já não poderá ser instalada novamente. No entanto, se houver a possibilidade de atualização de software, o problema pode estar resolvido.
No caso da Apple, qualquer iPhone que opere com um sistema operativo anterior ao iOS 9, deixará de suportar o WhatsApp. Em termos de equipamento, em princípio, apenas o iPhone 4 (de 2010) e os anteriores a este não suportarão um novo sistema operativo.
Todos os posteriores poderão continuar a utilizar a aplicação normalmente (se tiverem o iOS 9 terão apenas de atualizar para uma versão mais recente).
No que diz respeito aos equipamentos Android, a versão limite é a 4.0.3, lançada em 2012 e, quem possuir qualquer uma anterior a esta será afetado de forma semelhante.
Ainda que os efeitos se comecem a sentir já esta semana, este é um processo que vai acontecer de forma gradual em que, a partir do início de janeiro, quaisquer problemas de segurança ou outros que sejam gerados, não vão ser corrigidos, até deixarem efetivamente de funcionar.