O Jardim do Centro Cultural de Sousel, recebeu no passado sábado, dia 8 de julho, o XIII Encontro de Grupos de Cantares, tendo subido ao palco o Grupo de Cantares de Sousel, e o
Grupo de Cantares do Zêzere. A data marcou também, o 26º aniversário do grupo souselense.
No evento, o Vereador Emílio Sabido, em declarações à Rádio Campanário, congratulou o Grupo de Cantares de Sousel pelo seu aniversário, afirmando que o município o continuará a apoiar, “para poder representar e levar a todo o lado a nossa cultura”.
Emílio Sabido espera que o grupo consiga atingir “um melhor estatuto e uma melhor progressão”, na manutenção e divulgação a que se propuseram, dos cantares e trajes tradicionais, que representam a essência “de ser realmente alentejano”.
Sónia Namorado, porta-voz do Grupo de Cantares de Sousel, em declarações à RC, falou sobre o evento que visa trazer “grupos de várias zonas do país, para darem também a conhecer a cultura deles”.
Explicou que o evento se realiza “sempre no segundo fim-de-semana de julho”, por ser o mais aproximadamente coincidente com a formação do grupo, que tem vindo também a atuar por todo o país, tentando “dar a conhecer os nossos usos e costumes”, diz.
“Representamos o nosso concelho, levamos a nossa música, as nossas tradições, um pouco por todo o país”, afirma Sónia Namorado, sobre os 26 anos de formação e de atuações do grupo.
{gallery}sousel_encontro_musica_popular-17{/gallery}